terça-feira, 19 de outubro de 2010

Contextualizando a Literatura Infantil

"É através de uma história que se pode descobrir outros lugares, outros tempos, outros jeitos de agir e de ser, outras regras, outra ética, outra ótica...É ficar sabendo história, filosofia, direito, política, sociologia, antropologia,etc...sem precisar saber o nome disso e muito menos achar que tem cara de aula (ABRAMOVICH , 1997 , P 17)".

   Os primeiros exemplares de livros direcionados ao público infantil surgiram no século XVIII . Os autores mais conhecidos eram La Frontaine e Charles Perrault ele escreviam suas obras , enfocando principalmente em contos de fadas. De lá para cá , a literatura infantil foi ganhando espaço, com isto foram surgindo outros autores como Hans Andersen , os irmãos Grimm e Monteiro Lobato , imortalizados pela grandiosidade de suas obras.
   Nesta época , a literatura infantil era tida como mercadoria principalmente para a sociedade aristocrática.O tempo foi passando e a sociedade foi crescendo e se modernizando , expandindo assim a produção de livros.
   Com isso o vínculo entre escola e literatura começaram a se estreitar, pois para adquirir livros era preciso que as crianças dominassem a língua escrita e cabia a escola desenvolver está capacidade com os alunos.
   Segundo Lajolo & Ziberman ''a escola passa a  habilitar as crianças para o consumo de obras impressas, servindo como intermediária a criança e a sociedade de consumo''.
   Baktin (1992) ''quando a criança ouve ou lê uma história e é capaz de comentar, indagar, duvidar ou discutir sobre ela, realiza uma intervenção verbal, que neste caso, vem ao encontro das noções de linguagem.Para ele,o confrontamento de ideias, de pensamento em relação aos textos,bem sempre um caráter coletivo,social.

Refência Bibliografica: site a importância da leitura na educação infantil.

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